Milton Friedman foi um economista norte-americano que ganhou o Nobel em 1976. É conhecido por suas ideias liberais e odiado por uns dinossauros aí que defendem ideologias de 200 anos. Milton escreveu sobre as Quatro Formas de Gastar Dinheiro, o que nos ajuda a entender muito do que acontece com o Brasil. Veja só.

Primeira forma: Quando gastamos nosso próprio dinheiro com nós mesmos. Pô, quero sempre a melhor relação custo-benefício, não vou desperdiçar de jeito nenhum, vou economizar e tentar obter o máximo possível em troca do meu suado dinheirinho!

Segunda forma: Quando gastamos o nosso dinheiro com outra pessoa. Calculamos o valor do gasto em relação à importância e merecimento da pessoa e aos nossos objetivos para com ela.

Terceira forma: Quando gastamos o dinheiro de outra pessoa conosco. Aí não tem limite. O dinheiro não é meu! Quero o melhor possível, sem me preocupar com relação custo x benefício.

Quarta forma: Quando gastamos o dinheiro dos outros com os outros. Pô, não é o meu dinheiro e quem será beneficiado não serei eu? Então dane-se, gasto de qualquer jeito. Ou então do jeito me representar algum ganho.

Sacou? Gastar nosso dinheiro conosco; nosso dinheiro com outros; o dinheiro dos outros conosco e o dinheiro dos outros com os outros. Onde é que você acha que um gestor público, um político se encontra? É claro, no item quatro: gastar dinheiro dos outros, com os outros. De que jeito? De forma a obter algum ganho, normalmente poder ou votos. E na sequência, quem sabe, um pixuleco. Por isso a mão peluda do estado é tão cara e ineficiente. Olha, se você é honesto e trata a coisa pública com zelo, este Cafezinho é só um estímulo para expurgar do serviço público os vagabundos, ladrões e desonestos que você tão bem conhece. Se a carapuça não serve em você, não há razão para ficar invocado.

 

___________________________

Para assinar gratuitamente o Cafezinho:

WhatsApp: bit.ly/assinecafezinho

iTunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/cafezinho-caf%C3%A9-brasil/id1281343582?mt=2

Feed: http://feed.portalcafebrasil.com.br/tools/cafezinho.xml

Oferecimento: www.nakata.com.br  

00:0000:00
Share | Download(Loading)