Reformas estruturais implicam em mudanças na forma como os governos funcionam. Alguns exemplos dos últimos anos:

- Com a economia em frangalhos, a Ucrania tem a corrupção como um mal que assola o país há anos. É cultural. Mas ela está tentando melhorar. Primeiro fez com que seus políticos divulgassem seus interesses financeiros e econômicos, tornando assim mais complicadas as negociatas com empresas nas quais eles têm interesses. Com isso, esperam que o que defina os vencedores das concorrências seja a competência e não o interesse dos políticos e empresários corruptos. O governo também mudou leis na tentativa de corrigir os lapsos que proporcionavam a velha criação de problemas para venda de soluções. E assim, mais corrupção.

- Na Itália, mais reformas. Mudanças na legislação trabalhista tornaram-na mais flexível. O governo reduziu os custos da energia para pequenas e médias empresas.

- A França discute e implementa mudanças nas leis trabalhistas, forçando as pessoas que buscam auxílio-desemprego, que procurem trabalho mais ativamente. E flexibilizando a legislação que regra a atuação dos sindicatos nas empresas.

Se essas pequenas reformas serão efetivas, darão certo, não se sabe. Mas o mais importante não é o resultado das pequenas ações. É a demonstração de que algo está sendo feito. De que há a intenção de mudar as coisas. De que existe a percepção de que, como está, não dá para continuar.

Algo precisa ser feito.

Mudanças estruturais são necessárias se quisermos crescer no longo prazo. E como toda mudança, vão doer muito. O que não dá é para ficar no mais do mesmo. Se não dá para fazer o ótimo, que se faça o bom. E se o bom também não dá, que se faça o razoável.

Nem que seja, como na Ucrania, necessário jogar no lixo os políticos, sindicalistas e empresários que impedem que qualquer mudança aconteça.

________________________________

Para assinar o Cafezinho:

No WhatsApp: bit.ly/querocafezinho

Feed do Cafezinho: http://feed.portalcafebrasil.com.br/tools/cafezinho.xml

Para iTunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/cafezinho-caf%C3%A9-brasil/id1281343582?mt=2

 

00:0000:00
Share | Download(Loading)