Cafezinho 283 - Covid 20

Quando o regime do Apartheid caiu na África do Sul, foi criada a Comissão da Verdade e da Reconciliação para apurar e divulgar a verdade, reconhecer a dignidade das vítimas e, em alguma medida, perdoar os perpetradores das indignidades do antigo regime racista. Assim, eles conseguiram uma reconstrução da estrutura social. Essa foi a saída entre dois extemos: o perdão ou a condenação de todos os que praticaram o racismo. Eles sabiam que se impusessem um julgamento duro na forma da lei, o país cairia numa guerra civil.

E deu certo. 

Inspirado nesses acontecimentos, quero propor então a criação da COVID 20, a Comissão da Verdade, Imputação e Disseminação dos atos cometidos durante a pandemia do Coronavírus. Uma iniciativa civil, independente e financiada diretamente por nós, povo.

Essa comissão, trabalhando de forma transparente e colaborativa através da internet, examinará os acontecimentos entre Janeiro e Junho de 2020 (ou até quando durar a quarentena), investigando e divulgando os atos praticados por políticos, jornalistas, educadores, especialistas, médicos, autoridades, youtubers, personalidades e tudo que vier atrás.

A comissão estimará os prejuízos causados pelo mau uso do dinheiro público, pela corrupção, pelas paralisações excessivas e desnecessárias, pela truculência, pela criação do clima de pavor e histeria e pela quebradeira da economia. Um estudo sobre os impactos econômicos, sanitários e psicológicos das ações dessas pessoas será publicado num site independente, assim como o resultado de um julgamento simbólico.

Dessa forma serão divulgados os nomes dos responsáveis, para que sejam registrados os acertos, os erros, as dignidades e indignidades, a competência e a incompetência, a responsabilidade e a irresponsabilidade e a honestidade e desonestidade dos diversos atores envolvidos no processo.

Precisamos reconhecer quem fez um bom trabalho e punir, mesmo que apenas com o ostracismo político e social, os criminosos e incompetentes.

Mas sei que essa proposta é impossível. Não existe condições de montar um grupo capaz de julgar as ações, sem contaminação política.

Mas que a ideia é legal, é.

 

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br

Versão do Youtube você encontra em bit.ly/lucianonoyoutube

Share | Download(Loading)