Cafezinho 190 - A gota

No escritório, Mário tem uma gota. Uma gotinha d’água, simples e discreta. Caindo do aparelho de ar condicionado sobre o sofá. Já faz uma semana. Ploc... Ploc... Ploc...

É sua companheira. Mário botou um copo para que a água não estrague o sofá ou o carpete. Pouco tempo atrás, a secretária de Mário chamaria um técnico de ar condicionado que arrumaria o problema, mas isso foi num tempo em que as pessoas tomavam decisões, tinham autonomia e responsabilidades. Um tempo que não existe mais.

Ploc... Ploc... Ploc...

O mundo mudou, as empresas mudaram e agora a visão é macro. A gota na sala do Mário tem de ser tratada sob um ponto de vista global. A companheira gota não é uma gotinha num escritório, é parte de um Tsunami, pois como ela existem mais centenas ou milhares de gotinhas em escritórios da empresa em todos os países. A gota do Mário é prima da gota do outro executivo lá na Índia. Ou em Cingapura. E as primas têm de ser tratadas de forma global. E para isso implementaram um processo.

Ploc... Ploc... Ploc...

Mário descobre a gota. Avisa à secretária. Ela chama a manutenção, que abre um chamado, pois tem de lançar no relatório global. Mas a manutenção sempre está ocupada, pois tem menos gente que o necessário para atender a tantos chamados e não pode atender imediatamente. Finalmente aparece um indivíduo. Examina o ar condicionado e dá o diagnóstico: tem de chamar um técnico em ar condicionado. Volta para seu departamento e aciona uma das empresas aprovadas pelo departamento de compras. O técnico só pode vir na segunda feira.

Ploc... Ploc... Ploc...

Vem o técnico, acompanhado do cara da manutenção. Tem de trocar esta peça mais aquela, revisar aquilo e apertar isto. Volta para sua empresa. Vai mandar um orçamento para o departamento de compras, que então vai proceder à aprovação. Ou não.

 Ploc... Ploc... Ploc...

E o Mário observando... Mais de uma semana se passou. A gotinha já mobilizou o Mário, sua secretária, o cara da manutenção, o técnico, os caras de compras, sem contar uns indiretos.

Ploc... Ploc... Ploc...

Mário liga para reclamar... E toma uma dura: “Esse é o processo. Tem de ser tudo dentro das regras! Afinal, temos de controlar os custos, temos que ter o compliance!” Os relatórios devem ser preenchidos e as compras feitas de forma a reduzir todos os custos. É para isso que existem regras e Mário, o indisciplinado, mais uma vez quer infringi-las. É um estranho no ninho. Carta fora do baralho. Disseminador do caos. Indisciplinado.

Ploc... Ploc...

Aí Mário para pra pensar. Reflete sobre o tempo que estava gastando com essa história, sobre a quantidade de gente envolvida, sobre o total imobilismo em que essas regras estão jogando a empresa e toma uma decisão.

Puxa o vaso para debaixo da gota. Que continua lá, linda, leve e solta... Pingando.

Ploc... Ploc... Ploc...

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

Share | Download(Loading)