CAFEZINHO 189 – Sempre Alerta

Ah, quando a gente lê sobre a educação no começo do século 20 parece que lemos sobre outro planeta. A garotada passava apertado, num ambiente que não abria mão do respeito e da disciplina. Eu peguei um restinho disso em meu tempo de estudante da metade para o final dos anos sessenta. O interessante é que sempre que falo sobre esse assunto com as pessoas que têm mais ou menos a minha idade, ninguém, repito, ninguém reclama de ter sido enquadrado naquela disciplina rígida. Pelo contrário. Todo mundo diz: ainda bem!

Naqueles mesmos anos sessenta, fui lobinho, dentro do Movimento Escoteiro. Fazia parte de um grupo de crianças que se reunia para desenvolver atividades sociais, pequenas aventuras e assistir aulas sobre temas ligados a valores morais. Éramos divididos em matilhas, cada uma composta de cinco a sete garotos vestindo uniformes azuis, bonés, distintivos e lenços no pescoço. Meu monitor se chamava Araquém e as reuniões aconteciam aos domingos pela manhã, no pátio de uma escola. Um outro grupo, só de meninas, fazia o mesmo. Eram as Bandeirantes.

O sonho de todo lobinho era virar escoteiro. Os escoteiros eram garotos mais velhos e ser lobinho era uma preparação para ascender ao grupo de elite. Eu sonhava com o dia em que vestiria aquela farda cáqui, o chapéu igual ao da Polícia Montada do Canadá, o lenço preso por um anel de couro com a flor de lótus dourada. E usaria um bastão! Aquilo era o máximo e me lembro do dia em que fui promovido a escoteiro e recebi o lenço e o chapéu numa cerimônia cheia de protocolos. Cada distintivo, cada detalhe era conquistado após o cumprimento de uma etapa, com provas específicas. Nossa saudação era uma espécie de continência com os três dedos juntos: “Sempre Alerta!”

Hoje, lembrando daqueles anos bons de mais de meio século atrás, se você me perguntar quais foram os atributos mais importantes que aprendi, eu digo sem piscar e cheio de orgulho: Respeito e disciplina.

Que, não por acaso, andam em falta no mercado, o que explica grande parte do abismo moral no qual estamos enfiados.

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

Share | Download(Loading)