Você já passou pela situação na qual mesmo sabendo que seria enganado acabou concordando em entrar em algum negócio, em fazer alguma escolha que terminou numa fria? E depois não se conformou com seu coeficiente de trouxidão? Você, tão esperto, bancou o trouxa.

Os psicólogos chamam essa vulnerabilidade de “suspensão voluntária da incredulidade”. É quando apesar de podermos ver a manipulação potencial e os motivos de quem vai nos prejudicar, por causa de algum compromisso ou mesmo da certeza de que “comigo vai dar certo”, a gente segue adiante para quebrar a cara.

Fala a verdade, isso já aconteceu com você, não é? Comigo já. Mais de uma vez...

A suspeita de que algo de ilegal ou desonesto pode estar por trás desparece diante da perspectiva de algum ganho rápido e fácil. E o trouxa faz a opção de suspender voluntariamente a incredulidade.

Um anúncio de um produto que mostra que ele lava mais branco, por exemplo... Ou um barbudinho dizendo que tem a fórmula infalível pra deixar você rico, olha aqui os depoimentos de quem já ficou! É irresistível, não é?

E aquele outro que promete fazer você ficar  linda, inteligente, irresistível e capturar seu crush em uma semana? É só clicar no botão e comprar o curso. Mas corre que é só até hoje!

E no marketing político então? Repare na estética, no discurso, no conteúdo. A intenção é plantar em sua cabeça a ideia de que você votou no político errado, que está mal-intencionado e quer deixar tudo pior do que está. E aquele que está falando sim, esse é o que tem as melhores soluções. Mas você não votou nele, não é seu trouxa?

E não importam os fatos, não interessa o conteúdo. Dominado pela psicopatia do outro, você já histérico começa a gritar contra a forma como a coisa foi dita, as intenções que você acha que o outro tem, a possibilidade de um crime futuro, tratando tudo que não for conforme o seu pensamento, como inviável e errado. Mesmo que seu interlocutor seja um profissional gabaritado, experiente e disposto a mudar as coisas.

Não. Seu coeficiente de trouxidão não lhe permite cair na real e examinar os fatos.

Fique esperto. É seu coeficiente de trouxidão, com a suspensão voluntária da incredulidade, que deixa você à mercê dos psicopatas.

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

Share | Download(Loading)