Se alguém vem me ensinar a andar de moto, a primeira pergunta que faço é: quantas vezes você caiu? Me mostra a cicatriz? Deixa eu ver as rugas, as marcas do tempo?

E essa tem sido a característica que encontro nos escritos dos grandes homens e mulheres que construíram nosso conhecimento. No momento, trabalho um material sobre o economista e filósofo Adam Smith, que resolveu muitas incertezas e obscuridades, mas tinha consciência plena de suas incertezas. Fazia delas o motor para procurar mais, conhecer mais, refletir mais.

Cara, hoje em dia tem até garoto de 14 anos dando conselhos sobre como viver uma vida plena! Talvez seja mesmo resultado das mídias socias dando palanque pra todo mundo.

Eu, com 63 anos muito vividos, constantemente deixo de comentar um monte de assuntos simplesmente por me sentir incompetente! Cara, se sei que não sei, morro de medo de passar vergonha quando abrir a bocarra e falar uma bobagem. Mas a moçada, os tais influenciadores digitais, não quer saber, manda bala, opinião de tudo sobre tudo.. E têm milhões de seguidores os estimulando, ouvindo e reproduzindo suas bobagens.

A tecnologia está aí, dando acesso a todo tipo de informação ao toque de um dedo. Obter dados não é mais problema. Por isso é fundamental prestar atenção em quem é que você está seguindo. Que opiniões você está ouvindo. Que credenciais tem quem dá essa opinião. É só um curioso que grita e fala por ouvir falar? Esse sujeito a quem você está dando seu tempo de vida tem cicatrizes? Viveu o assunto que comenta? Ou é só orelhada?

Quando se perceber dando minutos preciosos de sua vida para um comentarista, um youtuber, um jornalista, um podcaster, um escritor, pare e pense.

Meu tempo de vida está sendo enriquecido ou só desperdiçado?

Tenha filtros, meu caro, minha cara. Para o bem do mundo, do Brasil, de sua família, seu bem mesmo, bote na cabeça: não dá para ser mestre sem antes ser discípulo.

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

Share | Download(Loading)