Imagino nosso sistema mental como um motor de altíssimo desempenho, tendo as engrenagens morais como seus componentes fundamentais. Para o motor funcionar direito, sem superaquecimento, bem lubrificado, silencioso e com eficiência, todos os componentes tem de estar em equilíbrio. Mas alguns desses componentes, às vezes, se destacam. É quando o indivíduo se mostra um gênio em alguma área.

O Neymar no futebol, Pablo Picasso na pintura, Michael Jackson na dança, Jimmi Hendrix na guitarra, Amy Winehouse no canto, Mike Tyson no boxe... Cada um desenvolveu uma habilidade que o colocou no patamar de gênio.

Para isso, o componente de seu motor responsável por aquela genialidade determinada, funciona em rotação, temperatura, vibração, consumo, muito acima dos demais componentes do motor. E com isso consome energia que deveria estar alimentando os outros componentes. Causa um desequilíbrio. E então o gênio do esporte mostra-se um desastre comportamental, o gênio da música se entrega às drogas, o gênio das artes é um maníaco sexual, o gênio da poesia se mata, o outro agride a mulher, o outro é pedófilo, o outro apoia uma ideologia assassina... e assim vai. E ficamos sem saber o que pensar.

Pô, o sujeito ou a mulher que eu admiro por ser genial num lado, é desprezível no outro. Devo admirar seu talento e desprezar seu caráter? Separar o homem de sua obra? Imaginar que possa ser um psicótico e que só por isso é gênio numa outra área?

Olha que louco isso. Para ser gênio numa área você consumirá os recursos de outras áreas e perderá a capacidade de julgamento e tomada de decisão. Chamará uma garota que nunca viu na vida para fazer sexo num país distante, pagará a viagem dela, não levará preservativos, se exporá como um amador, marinheiro de primeira viagem, mesmo depois de anos de carreira e exposição pública e deixará que o circo da imprensa e das mídias sociais histéricas julgue  se você é vítima ou algoz. Expondo intimidades, sua família, seu caráter de forma desnecessária, até pueril.

Só consigo entender isso como o desequilíbrio do gênio.

Que não sei se tem cura.  

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

Share | Download(Loading)