Fiz alguns cafezinhos um tempo atrás falando dos monstros da negatividade, aquela gente com pensamento negativo, que acusa qualquer um que se diga esperançoso de ter motivações e intenções obscuras, do mal. A negatividade tem suas raízes no medo de ser desrespeitado pelos outros; no medo de não ser amado pelos outros e no medo de que coisas ruins possam acontecer. Esses três medos, conectados e se auto alimentando, ampliam a percepção de que está tudo errado e que vamos invariavelmente nos dar mal. Quem vive sob a influência desses medos, reagirá mal a qualquer um que tente mostrar que existe algo bom em perspectiva. Para o monstro da negatividade, a única garantia é o fracasso, e pedir que ele confie em qualquer outra pessoa, lei, instituição ou até em você mesmo, é perda de tempo. O raciocínio dele está preso numa eterna noite sem luar.

Dá pra reconhecer essas pessoas observando alguns sinais:

- A tendência de ver motivações negativas nas ações de outras pessoas. Tudo que alguém faz tem segundas - e más - intenções.

- A tendência a acreditar que o futuro é tenebroso. O que está bom agora, dará errado logo mais. Sempre foi assim, por que mudaria agora?

- Aversão a risco, especialmente ao risco de confiar nos outros. Suas relações serão, necessariamente, superficiais.

- Necessidade de controlar o comportamento dos outros. O monstro da negatividade quer controle. Seu controle.

Sabe o que existe em comum nesses sinais? A tendência a sempre jogar a culpa em algo externo, noutra pessoa, numa instituição, no sistema, na história. Ou então na má sorte. Nunca a culpa e da própria pessoa, de suas escolhas e atitudes. A felicidade está lá fora, mas algo ou alguém do mal a impede de chegar lá. Então ela vai reclamar desse algo ou alguém. E se aparecer um ingênuo tentando mudar a realidade, ela reclamará dele, pois tem certeza que nada dará certo.

Você conhece gente que pensa assim?  O quê? Você pensa assim?

Putz... Cara, procure ajuda. Você deve ser insuportável.

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

Share | Download(Loading)