Cafezinho 166 - O nobre

Num pequeno livro chamado “O Nobre Deputado”, o juiz de direito Márlon Reis, através de um personagem fictício, o deputado Cândido Peçanha, descreve como o poder transforma dinheiro em mais poder, mais dinheiro, mais poder. No primeiro capítulo, está escrito:

“…estou aqui para contar a verdade que todo político esconde de seus ‘eleitores’. Por que escrevi ‘eleitores’ entre aspas? Porque não existem eleições. A grande farsa eleitoral brasileira é o tema deste livro”.

O que vem na sequência é uma descrição detalhada dos intestinos do poder, de como tudo se move em torno do dinheiro e nós, eleitores, não fazemos qualquer diferença. O livro descreve como age um achacador, o sujeito que usa sua posição de poder para exigir algo em troca, que pressiona, chantageia, rouba e engana, mas que é tratado como autoridade. Que flana impune sobre as leis, protegido pelo superpoder que ganhou nas urnas: o de representar “o interesse do povo em diversos níveis: meu país, meu Estado, minha cidade, meus amigos, minha família, meus interesses próprios. Nessa ordem crescente.”

Ao focar na história fictícia de um personagem inspirado em fatos reais, o livro pode ser perigosamente interpretado como uma generalização, como um exagero, especialmente se você tiver simpatia por este ou aquele político ou partido. Mas isso diz mais sobre o leitor que sobre o livro.

A semana na qual li aquele livro terminou num domingo marcante, o 15 de março de 2015, quando centenas de milhares de brasileiros foram às ruas para dizer “basta”. E o que aconteceu com o Brasil de quatro anos para cá foi coroado por este domingo, 7 de abril de 2019, quando o aniversário de um ano de prisão do mestre dos achacadores deixa explícito que aquele “basta” foi ouvido. Este Brasil de 2019 é muito diferente daquele de 2015.

Neste aqui, o nobre deputado vai pra cadeia.

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

Share | Download(Loading)