"Eu acho que nós vamos na direção da liberal democracia. Nós vamos abrir a economia, nós vamos simplificar impostos, nós vamos privatizar, nós vamos descentralizar os recursos para estados e municípios (...) vamos acabar com o "paraíso dos rentistas e inferno dos empreendedores.”

Esse é Paulo Guedes, Ministro da Economia, em discurso de posse, dizendo a que veio.

Bancos ganham de qualquer forma. Podem ganhar com juros altos e surfando na grana das pessoas que investem para viver de renda, num país com crescimento estagnado e sendo amigos do rei, como tem sido a regra nos últimos 20 anos... ou podem ganhar mais numa economia crescente, onde o dinheiro está sendo investido em produção e gerando mais riqueza. É isso que Paulo Guedes quis dizer com "acabar com o paraíso dos rentistas e inferno dos empreendedores".  

Infelizmente a única coisa que a histeria consegue ver é um banqueiro gordo, preguiçoso e mau, de fraque e cartola, fumando seu charuto.

Histérico só pensa por caricatura.

Mas o ministro disse mais... “Acima de 20% é o quinto dos infernos. Tiradentes morreu por isso.” Paulo Guedes anunciou um pacote de medidas que enviará ao Congresso nos próximos dias. Entre elas, a consolidação dos impostos num só IVA - Imposto Sobre o Valor Agregado, de 20%. Grosseiramente, bem grosseiramente falando, em vez do Estado comer 50% de seus ganhos, agora comerá 20%.

O impacto disso na economia e, principalmente, na eficiência e produtividade, será algo nunca antes visto neste país.

Se o IVA passar pelo Inferno de Dante do Congresso, Paulo Guedes e Bolsonaro terão feito mais pelo Brasil do que todos os mercadantes da pátria dos últimos 200 anos, somados.

Quando parar de gritar, leia O Que Se Vê E O Que Não Se Vê, de Frédéric Bastiat. Depois pode gritar de novo.

 

 

Receba este podcast por Whatsapp acessando assinecafezinho.com

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

00:0000:00
Share | Download(Loading)