Faço palestras há cerca de 26 anos. Palestra é um treco importante, pode levantar ou destruir um evento. E todo palestrante profissional sabe disso, ele não quer só vender um show, quer criar valor para o cliente. Por isso vai atrás, quer saber detalhes da estratégia do cliente, o que ele pretende no evento, o que quer que a plateia tenha em mente ao final da palestra.

Palestras servem para concentrar em poucos minutos os valores, objetivos, estratégias e táticas do cliente. Por isso, a vida toda eu fiz questão de conversar com o Presidente, o CEO, o Vice-Presidente, o Diretor, a maior autoridade estratégica responsável pelo evento. Quero a visão estratégica, quero entender os porquês, e com isso fazer com que meu discurso atinja o alvo e minha palestra enriqueça o evento. Mas alguma coisa aconteceu nos últimos anos...

Eu chamo de juniorização.

Está dada vez mais difícil falar com o Presidente, o CEO, o Diretor. Agora quem entra em contato comigo é a assistente da coordenadora do departamento X, que não tem a menor visão estratégica. Me dizem assim:

- Temos uma hora entre o jantar e a entrega dos prêmios, e queríamos uma palestra motivacional

Como assim? Me fale mais... e a pessoa não consegue. Não sabe. Coloca o palestrante no mesmo nível de importância do kibe... se o kibe estará quente, se o enfeitinho da mesa estará bonitinho, tem o mesmo nível de importância do palestrante. Afinal, kibe quente ou kibe frio ela sabe diferenciar, não é?

Chego a ficar constrangido com o nível das reuniões de briefing... Os CEOs transferiram a responsabilidade para níveis que não estão à altura. Olha, se eu estivesse interessado apenas em ganhar dinheiro, era só pegar meus empacotados e ir lá ganhar o meu. Mas eu quero mais que isso, muito mais. Eu quero fazer parte da história da organização, eu quero impactar, emocionar, provocar consequências.

Eu quero entregar 120%, mas a moçadinha aí parece que só quer 70%.

 

Receba este podcast por Whatsapp acessando assinecafezinho.com

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

00:0000:00
Share | Download(Loading)