Sabe o maior impeditivo para que as coisas mudem? As vacas sagradas, pessoas que nunca são desafiadas, contestadas, criticadas ou corrigidas e que existem na maioria das organizações.Ou é alguém que está lá há 30 anos, ou é politicamente influente, ou parente do chefe, ou detém conhecimento e influência que ninguém mais tem; ou domina aquele processo que sempre foi assim, aquele equipamento que sempre foi usado... Geralmente essas pessoas são protegidas por lealdades obscuras, pelo medo, por hábitos ou simplesmente pela ignorância sobre como lidar com elas sem correr riscos. Você tem algumas escolhas:

1.Proteja a vaca sagrada. Resultado: nada mudará.

2. Mate a vaca sagrada. Resultado: muita gente ficará incomodada, reagirá e pode-se criar um problema ainda maior.

3. Pare de investir e a vaca morrerá aos poucos. Resultado: talvez você não tenha tempo para esperar que ela morra.

4.Resgate-a. Talvez a vaca sagrada tenha começado como algo importante para a organização e pelo tempo dedicado, os investimentos, o lugar onde ela está, a energia gasta, tornou-se sagrada. Esses elementos são mutáveis. Se você recuperar uma vaca sagrada ela deixará de ser sagrada.

E por fim, 5. Mude a liderança. São pessoas que fazem as vacas sagradas. Algumas vezes uma nova liderança pode trazer vida nova. Olha, nesses casos, santo de casa não faz milagre, não. Soluções caseiras para vacas sagradas ou não funcionam ou são demoradas. Nas empresas é preciso buscar auxílio externo, uma consultoria, por exemplo, capaz de abordar o assunto de forma distanciada e sem emoções. Num país, tem de trocar a cabeça.

Tem alguma vaca sagrada aí perto? Tire-a do caminho, meu. Eu quero passar.

 

 

Receba este podcast por Whatsapp acessando assinecafezinho.com

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

00:0000:00
Share | Download(Loading)