“Não posso realmente imaginar o que poderá ser o Brasil com Jair Bolsonaro. Em todo o caso, a ascensão deste herói postiço de Caserna de segunda classe só pode ser explicada depois da gestão de Lula. Bolsonaro me parece um homem que nada tem a declarar. Cerca-se habitualmente de conhecidos e manjados direitistas. Nem sequer terá imaginação para levantar como Lula uma questão tão vital como a dos direitos humanos. Ele só ganhará a eleição porque o povo brasileiro está irremediavelmente desiludido. Suas promessas como a de acabar com as estatais, se levadas ao pé da letra, não podem ser levadas a sério. Parceiros europeus do Brasil temem que a eleição de Bolsonaro venha a resultar em exigências maiores para entrar no mercado brasileiro. Será, portanto, necessário ao novo presidente brasileiro distinguir entre suas nebulosas noções sobre relações internacionais, equilíbrio mundial de forças, a questão econômica, etc, e o que realmente os Brasil poderá fazer. A aplicação de muitas coisas que ele propõe em sua campanha levará ao agravamento da crise. Quanto aos ditadores militares latino-americanos eles terão, a partir de janeiro, no Planalto, um admirador declarado. A eleição de Bolsonaro confirma a tendência europeia muito próxima do fascismo, embora a ele não se aplique essa definição.”

Que tal esse texto? Ficou nervoso, é? Bem atual, não é?

Pois então saiba que esse é um artigo do jornalista Claudio Abramo, publicado na Folha de São Paulo ao noticiar a vitória de Ronald Reagan na corrida para a presidência dos EUA em 1980.  Eu apenas fiz uns ajustes, toquei Reagan por Bolsonaro, Carter por Lula e Salt 2 (o acordo nuclear entre EUA e União Soviética de 1974) por Privatizações. Não parece existir um padrão no qual os caras apenas preenchem alguns espaços vazios?

 

Receba este podcast por Whatsapp acessando assinecafezinho.com

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

00:0000:00
Share | Download(Loading)