Em 2006 a matriz da multinacional na qual eu trabalhava apertou os cintos. Uma das despesas a ser cortada seria a festa de final de ano para nossos 5 mil funcionários. Fui a voz dissonante na diretoria, estávamos terminando um ano em que as equipes foram duramente exigidas e reverteram um cenário ruim, obtendo resultados excelentes. Era hora de celebração e não de anti-clímax.

Não adiantou, a festa dançou. Perdi. Uma voz interior gritou: Não aceita! Mas a decisão da maioria fora tomada e coube a mim, como Diretor de Comunicação, redigir o comunicado explicando o cancelamento, transformando a decisão negativa num ato positivo e necessário.

Muito bem, em breve será anunciado o resultado da eleição presidencial de 2018.  E se eu for voto vencido? Olha, inaceitável é a perspectiva de que um lado elimine o outro, como demonstrado durante a campanha. Vencer é democrático, exterminar, não é. Num regime democrático os perdedores honrados aceitam a derrota e fazem sua parte para manter a harmonia do grupo. Mas jamais devem se resignar. Os perdedores honrados precisam fiscalizar, apontar os erros e excessos. Isso se chama oposição e é exatamente o que legitima a democracia. Um regime sem oposição não é uma democracia. Aos vencedores honrados cabe ouvir os nãos dos opositores e contrapor seus argumentos. A convivência entre vencedores e perdedores honrados é benéfica para o país. E é isso o que sinceramente espero, embora nunca antes na história deste país a palavra honra tenha estado tão por baixo.

Só pra terminar a história: os brasileiros foram os únicos que cancelaram aquela comemoração de final de ano, o que não teve qualquer repercussão junto aos chefes lá de fora. É claro que não perdi a chance de soltar um: eu não disse?

Não adiantou nada, mas pelo menos enchi o saco deles.

 

Receba este podcast por Whatsapp acessando assinecafezinho.com

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br

00:0000:00
Share | Download(Loading)