Você já ouviu o termo alemão zeitgeist? Tem origem no latim genius (espírito guardião) e saeculi (do século). Zeitgeist é traduzido para o português como “espírito do tempo”, a experiência de um clima cultural dominante que define uma era. Esse clima cultural é resultante das experiências dos indivíduos que compõem as nações numa determinada era. É o espírito daquela era.

Se pudéssemos fazer uma experiência de retornar no tempo, por exemplo, para o Brasil do começo dos anos cinquenta, o espírito de nossa era seria o de um país esperançoso pelo futuro, cheio de boas notícias, com obras para todo lado, títulos mundiais no futebol, no tênis, no boxe e no basquete e um presidente que prometia fazer cinquenta anos em cinco. Havia um entusiasmo evidente, que podia ser “sentido no ar”, o nosso zeitgeist.

Adiantando o relógio para a segunda metade dos anos sessenta e durante os setenta, o clima era de preocupação, da mão pesada dos militares, da censura. Mesmo com o país crescendo, o espírito da época seria o espírito da apreensão.

Nos anos oitenta e começo dos noventa, o espírito da época era o da abertura. O Brasil descobria a democracia, votávamos para presidente, acabávamos com a inflação e experimentávamos o começo do jogo da globalização. Eu diria que o zeitgeist da época era o da perplexidade.

Na primeira metade dos anos 2000, o Brasil parecia que entraria nos eixos. O zeitgeist era o da retomada, de volta ao crescimento. De esperança. Até chegar no mensalão...

E hoje? Qual é o zeitgeist do Brasil? Olha, sinceramente, não sei. Nunca vi o país tão dividido, tão desigual. Pobres contra ricos, pretos contra brancos, índios contra não-índios, ignorantes contra educados. E piorando. O espírito de nossa época será esse? O do confronto? O da percepção de nossa incompetência? Que pena. Perdemos para nós mesmos.

__________________________________________________

Receba este podcast por Whatsapp acessando assinecafezinho.com.

Este cafezinho chega a você com apoio da Nakata, que é líder em componentes de suspensão. Cuide bem de seu carro com as dicas do blog.nakata.com.

00:0000:00
Share | Download(Loading)