No Brasil, elegemos os vereadores e os deputados estaduais e federais pelo sistema eleitoral proporcional. Nele o total de votos válidos apurados na eleição é dividido pelo número de vagas em disputa, obtendo-se o Quociente Eleitoral.

Por exemplo, o Rio de Janeiro em 2010 tinha 46 vagas para deputado federal e teve perto de 8 milhões de votos válidos. 8 milhões divididos por 46 vagas, dá 174 mil. Esse foi o quociente eleitoral daquele ano.

Naquela eleição, somando os votos para seus candidatos mais os votos exclusivamente para o partido, o PSOL do Rio de Janeiro, por exemplo, conseguiu 320 mil votos válidos.  Dividindo-se 320 mil votos do partido pelos 174 mil do quociente eleitoral, chegou-se em 1,84, arredondados para 2. Pronto. O PSOL poderia eleger até dois deputados federais.

O candidato mais votado do PSOL foi Chico Alencar, com 240 mil votos. E aí funciona assim: o Quociente Eleitoral de 174 mil foi subtraído dos 240 mil votos do Chico Alencar. Sobraram 66 mil, que foram transferidos para o segundo candidato mais votado do partido, um novato chamado Jean Wyllys, que havia obtido míseros 13 mil votos.

Wyllys foi para 80 mil votos, passando à frente de 50 candidatos de outros partidos que tiveram mais votos que ele, e tornando-se o deputado federal eleito com a menor quantidade de votos no país, 13 mil. Entendeu?

Por isso os partidos buscam celebridades para usar como puxadores de votos e beneficiar outros candidatos. O resultado é que em 2016, dos 513 deputados federais, só 36 chegaram à câmara eleitos com votos próprios, superando o Quociente Eleitoral. Os outros 477 chegaram lá ajudados por puxadores de votos. Você aí que votou no Tiririca em 2014, ajudou a eleger mais dois que você nem conhece... Em outras palavras, seu voto, antes de ir para um candidato, vai para um partido.

Receba este podcast por Whatsapp acessando assinecafezinho.com.

Este cafezinho chega a você com apoio da Nakata, que é líder em componentes de suspensão. Cuide bem de seu carro com as dicas do blog.nakata.com.br

00:0000:00
Share | Download(Loading)